Na noite de quinta-feira (4/7), o prefeito de Cordeiro (RJ), Leonan Melhorance, veio a público afirmar que a 80ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Cordeiro ocorrerá conforme planejado, apesar da suspensão decretada pelo Poder Judiciário devido a ilegalidades. Melhorance garantiu a transparência e legalidade na organização do evento e prometeu cumprir todas as determinações judiciais.
"Estamos realizando tudo de forma transparente desde o primeiro dia que assumi. Criamos o portal da transparência da Exposição de Cordeiro, que nunca houve na história. Todas as nossas licitações foram publicadas em Diário do Estado, da União e do Município," declarou o prefeito.
Melhorance destacou que a concessão e exploração de camarote, estacionamento, parque de diversões e vendas de barracas foram feitas por chamamento público, com a arrecadação destinada diretamente aos cofres municipais. Ele reafirmou o respeito ao Ministério Público e ao Poder Judiciário, assegurando à população que todas as exigências legais serão cumpridas.
"Respeito o Ministério Público, respeito o Poder Judiciário, e reafirmo para toda a população que nós iremos cumprir toda determinação judicial e, sim, se Deus quiser, no dia 13 de julho, terá sim a nossa Exposição Agropecuária, com segurança, com legalidade e cumprindo todas as regras que determinam a lei," concluiu Melhorance.
A confirmação do prefeito vem em meio a uma situação de incerteza, após a suspensão do evento devido a falhas na organização, riscos à segurança e diversas ilegalidades nos atos licitatórios, conforme apontado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. Agora, a população de Cordeiro aguarda a realização da tradicional exposição, contando com as garantias de segurança e legalidade prometidas pelo executivo municipal.