Na manhã de terça-feira (10), policiais civis da 154ª Delegacia de Cordeiro, no interior do Rio de Janeiro, realizaram uma operação de sucesso na localidade de Porto das Barcas, em Aperibé. A ação resultou na prisão de um homem acusado de associação criminosa e furto qualificado de caminhão, crimes pelos quais ele vinha sendo investigado. A captura foi possível após o cumprimento de um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça da Comarca de Cordeiro, no município vizinho.
A operação contou com o apoio crucial da 135ª Delegacia de Polícia de Itaocara e com a colaboração de equipes do Espírito Santo, permitindo que o criminoso fosse localizado em uma rápida resposta às investigações. A prisão integra a segunda fase de um inquérito policial iniciado após o furto de um caminhão de uma empresa no bairro Lavrinhas, em Cordeiro. Ainda na noite do crime, a troca de informações entre as polícias dos dois estados possibilitou a recuperação do veículo em território capixaba.
Este golpe bem-sucedido se soma a outras ações contra a associação criminosa, que, desde junho, já teve quatro membros detidos durante uma grande operação em diversas cidades. Com a prisão de terça-feira, o grupo, que operava em nível interestadual entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, perdeu mais um de seus integrantes. Agora, com cinco detidos, as investigações seguem firmes na luta contra o crime organizado na região.
A operação, sob a coordenação do delegado Gilberto Soares da Silva, reforça o esforço contínuo das autoridades em desarticular redes criminosas que atuam com impunidade, não só no Rio, mas também no Espírito Santo. O acusado será transferido para o sistema prisional, onde aguardará o andamento do processo.