Frente fria avança sobre o estado e traz chuva forte e ventos intensos para a região
O estado do Rio de Janeiro deve enfrentar dias de atenção devido à chegada de uma frente fria que trará chuvas fortes e ventos intensos, especialmente nas regiões Norte, Noroeste Fluminense e Serrana. A partir da noite desta quinta-feira (7), o avanço da frente fria continental sobre o estado provocará uma intensificação das chuvas, que seguirá ao longo da sexta-feira e do sábado, segundo previsão da Climatempo.
Essa frente fria trará temporais, com potencial para causar transtornos, especialmente na sexta-feira (8). As rajadas de vento já começam a ganhar força nesta quinta, com previsão de até 70 km/h nas áreas litorâneas, enquanto em outras partes do estado, os ventos podem variar entre 40 e 50 km/h. A situação deve se agravar com o avanço do sistema, que trará ventos ainda mais fortes ao longo do final de semana.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta para chuva com intensidade de 20 a 30 mm/h, podendo alcançar até 50 mm por dia, e ventos de 40 a 60 km/h. O alerta se estende por várias cidades, incluindo Aperibé, Bom Jardim, Cardoso Moreira, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras, Itaocara, Italva, Itaperuna, Macuco, Miracema, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São Sebastião do Alto e Trajano de Moraes.
O que esperar?
As fortes chuvas e ventos intensos são causados pelo deslocamento da frente fria, que provoca o encontro de uma massa de ar quente com uma massa de ar frio, gerando instabilidade atmosférica. Esse fenômeno, conhecido como corrente de jato, faz com que os ventos acelerem, principalmente nas áreas de transição entre as massas de ar, o que resulta em rajadas mais intensas e riscos de tempestades.
Recomendações para a população
A Defesa Civil orienta os moradores dessas regiões a ficarem atentos aos alertas e evitarem áreas de risco, como encostas e regiões ribeirinhas. Também é importante redobrar os cuidados no trânsito, pois a combinação de vento forte e chuva pode dificultar a visibilidade e a condução.