O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) está investigando Tatiana Ribeiro Gomes Medina, que atuava como registradora do Cartório do 7º Ofício de Justiça em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, por atos de improbidade administrativa. Na última terça-feira (29/10), a 1ª Promotoria de Tutela Coletiva do Núcleo Campos ajuizou ação civil pública contra a ex-funcionária, revelando um esquema de desvio de quase R$ 1 milhão, praticado entre os anos de 2020 e 2023.
As investigações apontam que os valores desviados, cerca de R$ 952.665,99, referem-se a depósitos prévios que deveriam ser convertidos em emolumentos e repassados ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Além disso, foram identificados empréstimos bancários irregulares em nome do cartório e inadimplência no pagamento do ISS.
A promotora Olivia Motta Venâncio Rebouças esclareceu que a ré teria agido de forma consciente e intencional para se apropriar dos valores.
O Ministério Público solicitou a indisponibilidade de bens da acusada, e a ação segue no processo nº 0823209-78.2024.8.19.0014.
Fonte: MPRJ