Na manhã desta quarta-feira, 16 de outubro, moradores de Cordeiro (RJ) enviaram vídeos mostrando a quantidade de lixo acumulado no Rio Macuco. Garrafas plásticas, sacos de lixo, isopores e outros resíduos têm poluído o leito do rio, causando revolta entre os moradores.
“O Rio Macuco não merece esse tipo de tratamento. Ele foi limpo recentemente, e agora já vemos novamente uma grande quantidade de lixo jogado no seu leito”, comentou um dos moradores. O sentimento de indignação é compartilhado por muitos, especialmente porque o rio é a principal fonte de abastecimento de água das cidades de Cordeiro e Cantagalo.
Moradores destacam que a cidade possui várias lixeiras e um serviço de coleta regular de resíduos. “Não faz sentido ver o rio assim. As pessoas parecem não ter noção do impacto que causam. O caminhão do lixo passa todos os dias, e mesmo assim insistem em jogar lixo no rio”, desabafou outro morador.
Em dezembro do ano passado, o Rio Macuco foi alvo de ações do projeto Limpa Rio, realizado pelo Governo do Estado através da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade, que realizou o desassoreamento do rio e do córrego Lavrinhas. No entanto, a falta de conscientização da população tem prejudicado o trabalho de preservação e limpeza.
Moradores agora pedem mais campanhas de conscientização e medidas mais rigorosas para preservar o rio que abastece toda a região.