A Polícia Civil do Rio de Janeiro, por meio da Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA), iniciou uma importante parceria com a Meta e a Secretaria Nacional de Segurança Pública para implantar o Alerta Amber no estado. A ferramenta, que já é amplamente usada nos Estados Unidos, tem o objetivo de localizar rapidamente crianças e adolescentes desaparecidos que estejam em risco iminente de morte ou lesão corporal grave.
A partir dessa colaboração, alertas serão emitidos pelo Facebook e Instagram para usuários que estiverem em um raio de até 160 km do local onde o menor foi visto pela última vez. As mensagens trarão fotos e informações essenciais para mobilizar a população na busca. A ideia central é que, quanto mais rápida a divulgação e o compartilhamento, maiores serão as chances de localização da vítima.
Embora o Alerta Amber seja gerenciado pela DDPA, unidade que cuida das investigações de desaparecimentos na capital, ele poderá ser acionado para casos em todo o estado do Rio de Janeiro. Essa nova medida tem potencial para salvar vidas e já conta com o apoio da sociedade civil para garantir resultados rápidos e eficazes.