Nesta quarta-feira (09/10), a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) deu um importante passo para o reconhecimento de Italva como a Capital da Cavalgada. O Projeto de Lei Nº 6020/2022, de autoria do deputado estadual Jair Bittencourt (PL), foi aprovado em segunda discussão e segue agora para a apreciação do governador, que tem 15 dias para sancionar ou vetar a matéria.
Italva já é amplamente conhecida por suas tradicionais cavalgadas, como a de São Sebastião, que percorre propriedades rurais da comunidade, e a dos Trabalhadores, realizada em comemoração ao Dia do Trabalhador. Somente este ano, mais de mil cavaleiros participaram das celebrações, demonstrando a força dessa tradição local.
Em sua justificativa, o deputado Jair Bittencourt destacou a relevância cultural das cavalgadas para a cidade. “Essa é uma maneira de oficializarmos algo que já é uma tradição para os moradores. As cavalgadas são um marco na história da cidade de Italva, reúnem centenas de cavaleiros e merecem o devido reconhecimento”, afirmou o parlamentar.
Com a possível sanção do projeto pelo governador, Italva terá seu nome eternizado como referência das cavalgadas no estado do Rio de Janeiro, celebrando a forte conexão da cidade com suas raízes rurais e culturais.