Nesta segunda-feira (16), o governo federal, em parceria com o Banco do Brasil, lançou o Cartão MEI, uma iniciativa inédita direcionada exclusivamente aos Microempreendedores Individuais (MEIs). O novo cartão, anunciado em Brasília pelo ministro Márcio França, do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Memp), chega com a proposta de oferecer mais benefícios e facilidades para quem trabalha por conta própria.
Entre os destaques do Cartão MEI estão a isenção de anuidade e a possibilidade de parcelamento de compras, tanto na modalidade débito quanto crédito. Além disso, o cartão conta com um QR Code que dá acesso a serviços do Portal do Empreendedor, bem como a uma plataforma de capacitação e engajamento.
Segundo o ministro Márcio França, o Cartão MEI será um importante símbolo de reconhecimento para os 15,7 milhões de MEIs ativos no país, que hoje representam 70% dos empregos gerados nos últimos anos. “Essa é uma forma de dar dignidade aos microempreendedores, especialmente aqueles que atuam no comércio de rua. Com o cartão, eles terão uma identidade formal de sua atuação e poderão ser reconhecidos como profissionais regularizados,” afirmou França.
A iniciativa promete facilitar a vida dos pequenos empreendedores, contribuindo para o crescimento e a formalização do setor no Brasil.