A Firjan Noroeste Fluminense reuniu, nesta terça-feira (10/9), empresários da região em sua sede, em Itaperuna, para uma atualização sobre a ampliação do Aeroporto de Itaperuna, que vem sendo articulada há anos pela entidade. O gerente da Infraero, Rômulo Fontenele Cavalcante, detalhou o processo, destacando que a reforma vai permitir a conexão do terminal com grandes capitais, como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. O cronograma prevê a conclusão das obras e o início dos voos até junho de 2024.
José Magno Vargas Hoffmann, presidente da Firjan Noroeste Fluminense, ressaltou a importância do aeroporto para o desenvolvimento econômico da região, que tem potencial logístico estratégico. “O transporte aéreo de cargas permitirá a exportação de nossos produtos para novos mercados, além de atrair novas indústrias e facilitar a mobilidade da sociedade", comentou Hoffmann.
Entre as melhorias, estão a construção de muros para evitar invasões, o recapeamento e alargamento da pista, a criação de um sistema que permitirá voos 24 horas por dia e a construção de um terminal climatizado de 700 metros quadrados. O aeroporto terá capacidade para atender até um voo por hora de aeronaves de pequeno e médio porte, com potencial de superar terminais de cidades maiores, como Juiz de Fora (MG).
Cavalcante enfatizou que a localização estratégica de Itaperuna, rodeada por dezenas de cidades, favorece o desenvolvimento de diversos setores, como o polo têxtil e cafeeiro, além da possibilidade de atrair grandes empresas de comércio eletrônico e até indústrias de manutenção de aeronaves.