A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou, nesta quarta-feira (4), que a bandeira vermelha foi ajustada para o patamar 1. A mudança ocorre após a correção de dados do Programa Mensal de Operação (PMO), realizado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).
Com a alteração, a tarifa de energia elétrica será acrescida em R$ 4,463 para cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos, afetando diretamente o custo das contas de luz dos brasileiros. O novo valor reflete a necessidade de se garantir o equilíbrio no fornecimento de energia diante das condições do sistema elétrico.
A solicitação para a reavaliação das informações e o recálculo das bandeiras foi feita pela Aneel à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Em resposta, o órgão confirmou a ativação da bandeira vermelha no patamar 1.
Além do aumento tarifário, a diretoria da Aneel anunciou que instaurará processos de fiscalização para auditar os procedimentos dos agentes envolvidos na definição do PMO e no cálculo das bandeiras tarifárias. A ação visa garantir a transparência e a correção dos processos que impactam diretamente os consumidores. As informações são da Agência Brasil.