Nesta segunda-feira (2), a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) frustrou um plano de fuga em massa no presídio Vicente Piragibe, em Bangu, Zona Oeste do Rio de Janeiro, ao descobrir um túnel em escavação dentro da unidade. A entrada do túnel, localizada na horta do presídio, ainda não estava completa, e nenhum preso conseguiu escapar.
A operação começou após policiais penais da Subsecretaria de Gestão Operacional receberem uma denúncia sobre a possível escavação de um túnel que seria usado para acessar a rede de esgoto, facilitando a fuga de vários detentos.
De acordo com a Seap, o túnel fazia parte de um plano elaborado por membros da facção criminosa Comando Vermelho, que cumprem pena em regime semiaberto na unidade. O objetivo era permitir a fuga de mais de 10 chefes do tráfico, incluindo seis detentos considerados de altíssima periculosidade.
Este não é o primeiro incidente do tipo no presídio Vicente Piragibe. Em 2013, 31 presos conseguiram escapar por um túnel semelhante, construído com ferramentas da própria cadeia. A descoberta do túnel nesta segunda-feira evitou um desfecho semelhante, destacando a importância da vigilância e da ação rápida das autoridades penitenciárias.
O caso reforça a constante ameaça de fugas em presídios de segurança máxima e a necessidade de aprimorar os métodos de vigilância para evitar que situações como essa se repitam.