O mês de agosto está chegando ao fim com uma previsão de temperaturas em forte elevação no Rio de Janeiro. Após uma semana de frio intenso, especialmente na Região Serrana, os próximos dias prometem calor extremo em todo o estado.
De acordo com o site Climatempo, uma nova onda de calor deve atingir o Rio de Janeiro entre os dias 2 e 12 de setembro, podendo ser a mais intensa de 2024. As temperaturas podem ultrapassar os 42°C em áreas do Centro-Oeste e chegar aos 40°C em partes do Sudeste, incluindo o Rio de Janeiro. Durante este período, não há previsão de chuva.
Além do calor extremo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas sobre a baixa umidade relativa do ar, que deve variar entre 20% e 12%. As condições secas, combinadas com as altas temperaturas, aumentam significativamente o risco de queimadas e incêndios florestais, exigindo atenção redobrada das autoridades e da população.
A previsão de calor intenso e a seca generalizada acendem um alerta para o cuidado com o meio ambiente e a necessidade de medidas preventivas para evitar tragédias relacionadas ao fogo.