A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão imediata da venda, distribuição e consumo de 30 lotes de balas Dori após suspeita de contaminação com Salmonella. A decisão, publicada no Diário Oficial da União em 19 de agosto, segue um recolhimento voluntário realizado pela Dori Alimentos.
Os lotes afetados incluem diversas variedades de balas fabricadas entre 21 de junho e 10 de julho de 2024. O recolhimento envolve produtos como Bala Hortelã Mint, Bala Bolete Tutti Frutti e Bala Morango Recheada, entre outros. A empresa, que fabrica as balas em Rolândia, no Paraná, já concluiu a descontaminação da planta fabril.
A Dori Alimentos orienta os consumidores que adquiriram produtos dos lotes citados a não consumirem as balas e a entrarem em contato para esclarecer dúvidas e solicitar reembolso. O atendimento pode ser feito pelo telefone 0800-707-4077 ou pelo e-mail sac@dori.com.br.
O Ministério da Saúde alerta que a Salmonella pode causar intoxicação alimentar com sintomas como vômito, dor abdominal e febre, geralmente surgindo entre 6 e 72 horas após a ingestão do alimento contaminado.
A Dori reafirma que os demais produtos da marca e outros lotes não mencionados no recolhimento são seguros para consumo.