Seja bem vindo ao nosso site TV Aldeia - tvaldeia.com.

TV Aldeia
Brasil

Nova Variante Recombinante do HIV Surge no Brasil: Alerta para o Controle Epidemiológico.

Estudo da UFBA e Fiocruz detecta nova variante que combina genes dos subtipos B e C do HIV em três estados brasileiros, reforçando a necessidade de medidas preventivas.

Publicada em 19/08/24 às 14:08h - 202 visualizações

por TV Aldeia


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Uma nova variante do vírus da imunodeficiência humana (HIV) foi identificada no Brasil, segundo um estudo recente realizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Publicada na última sexta-feira (16/8) na revista científica Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, a pesquisa encontrou quatro casos do vírus recombinante nos estados da Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Até o momento, não foram registrados casos dessa variante fora do país.

A nova cepa, batizada de CRF146_BC, é uma combinação genética dos subtipos B e C do HIV, os mais prevalentes no Brasil, e foi descoberta durante um estudo populacional realizado em 2019, no qual cerca de 200 amostras de pacientes infectados foram analisadas no Hospital das Clínicas de Salvador. O vírus recombinante representa uma forma híbrida do HIV, resultado de infecções múltiplas que se misturam no organismo hospedeiro.

De acordo com a bióloga Joana Paixão Monteiro-Cunha, coautora do estudo, a principal preocupação em torno dessas variantes recombinantes é a alta taxa de reinfecção, que possibilita o surgimento de novos tipos de HIV. "Indivíduos estão se contaminando e recontaminando", alerta Joana, destacando que, no caso da CRF146_BC, o vírus já está circulando entre diferentes pessoas, o que aumenta a necessidade de vigilância e prevenção.

Embora o estudo não tenha detectado aumento na resistência aos tratamentos antivirais convencionais, a pesquisadora afirma que ainda não há informações suficientes sobre o impacto da nova variante na transmissibilidade ou na gravidade da doença. "Ainda não sabemos qual é o impacto dessas novas variantes na epidemia", afirma Joana, lembrando que o quadro clínico do primeiro paciente identificado estava controlado com o uso de medicamentos.

Diante desse cenário, a descoberta serve como um alerta para a população e os órgãos de saúde pública, destacando a importância da continuidade e do reforço das medidas preventivas, como o uso de preservativos e o não compartilhamento de seringas. Essas práticas são cruciais tanto para evitar novas infecções quanto para reduzir os casos de reinfecção, que contribuem para o surgimento de variantes recombinantes.

O estudo também coloca em evidência a necessidade de programas de saúde que incentivem essas práticas preventivas, não apenas entre a população geral, mas também entre pessoas que vivem com o HIV, como forma de controlar a propagação do vírus e prevenir o surgimento de novas mutações.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Site TV Aldeia
Visitas: 13713   Usuários Online: 43
Nosso Whatsapp 22)99993-3197
Copyright (c) 2024 - TV Aldeia

Seja bem vindo ao nosso site TV Aldeia - tvaldeia.com!

Converse conosco pelo Whatsapp!