Faltando apenas um mês para o fim do inverno, a estação finalmente deixou suas marcas na região fluminense com uma intensa onda de frio. Na madrugada desta quarta-feira (14), as cidades de Cambuci e Itaocara enfrentaram temperaturas recordes para a temporada. Cambuci registrou 8,9°C, enquanto Itaocara foi um pouco mais fria, com 8,8°C.
A temperatura em Cambuci foi a mais baixa desde 28 de junho de 2022, quando o termômetro marcou 8,6°C. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Itaocara, por sua vez, alcançou um recorde absoluto em sua estação do Instituto Biasse (Cidade Seca), que, por ser recente, não possui dados comparativos para os invernos anteriores.
De acordo com o INMET, a onda de frio deve persistir nas madrugadas desta quinta-feira (15) e sexta-feira (16), embora a probabilidade de novos recordes de baixa temperatura seja baixa. A massa de ar frio que provocou o resfriamento intenso está perdendo força e, com isso, a expectativa é de um alívio no frio.
O fim de semana promete trazer uma mudança significativa no clima, com a massa de ar frio dando lugar a temperaturas mais elevadas. A próxima semana começará com calor acima da média para agosto, sinalizando o retorno gradual das condições mais quentes. A mudança abrupta no clima destaca o caráter imprevisível do inverno deste ano e reforça a importância de se manter atualizado sobre as previsões meteorológicas.