Seja bem vindo ao nosso site TV Aldeia - tvaldeia.com.

TV Aldeia
Brasil

STF Rejeita Recurso da CNBB sobre Voto de Rosa Weber na Descriminalização do Aborto.

Quatro ministros votam contra pedido que busca anular voto da ministra aposentada; decisão final ainda está pendente.

Publicada em 06/08/24 às 10:11h - 217 visualizações

por TV Aldeia


Compartilhe
   

Link da Notícia:

O Supremo Tribunal Federal (STF) já conta com quatro votos pela rejeição do recurso apresentado pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que busca anular o voto da ministra aposentada Rosa Weber a favor da descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação.

Os ministros Flávio Dino, Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso e Cármen Lúcia votaram pela rejeição do recurso. O caso está sendo julgado no plenário virtual, e os demais ministros têm até a próxima sexta-feira (9) para apresentar seus votos.

A discussão sobre a descriminalização do aborto está em uma ação de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) aberta pelo partido PSOL em 2017. O mérito da ação começou a ser julgado em setembro do ano passado, quando a então relatora e presidente do Supremo, Rosa Weber, votou a favor da descriminalização. Porém, o julgamento foi interrompido após o ministro Luís Roberto Barroso, que sucedeu Weber na presidência do STF, pedir destaque do processo, solicitando a transferência para discussão no plenário físico.

A CNBB argumentou em seu recurso que o voto de Rosa Weber deveria ser desconsiderado, pois teria sido registrado após o pedido de destaque de Barroso, o que, segundo a confederação, tornaria o voto inválido. No entanto, o atual relator da ação, ministro Flávio Dino, negou o recurso, afirmando que a CNBB, na condição de amicus curiae, não tem legitimidade para apresentar esse tipo de recurso em uma ADPF.

Ainda não há uma data definida para que o mérito da ação sobre a descriminalização do aborto volte à pauta de julgamentos do STF. Embora crítico da criminalização do aborto como política pública, o presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso, tem afirmado que o tema ainda não está maduro o suficiente na sociedade para ser julgado.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Site TV Aldeia
Visitas: 24564   Usuários Online: 2
Nosso Whatsapp 22)99993-3197
Copyright (c) 2024 - TV Aldeia

Seja bem vindo ao nosso site TV Aldeia - tvaldeia.com!

Converse conosco pelo Whatsapp!