O pagamento do abono salarial PIS/Pasep 2024, referente ao ano-base 2022, será realizado no dia 15 de agosto para os trabalhadores nascidos em novembro e dezembro. Este pagamento marca o encerramento dos depósitos previstos para este ano pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil, responsáveis pelo PIS e Pasep, respectivamente.
Os beneficiários têm até o dia 27 de dezembro para retirar o dinheiro. O valor a ser recebido varia entre R$ 118 e R$ 1.412, de acordo com o número de meses trabalhados em 2022. O calendário unificado de pagamentos deste ano segue o mês de nascimento dos trabalhadores, tanto da iniciativa privada quanto dos servidores públicos.
A liberação do benefício ocorre de forma escalonada. Aqueles que possuem conta na Caixa ou no Banco do Brasil recebem o dinheiro diretamente em conta. Quem não possui conta na Caixa tem o valor depositado em poupança social digital, movimentável pelo aplicativo Caixa Tem. Os saques também podem ser feitos com o Cartão do Cidadão em terminais de autoatendimento, lotéricas, Caixa Aqui ou agências. No Banco do Brasil, além do saque no caixa, os não correntistas podem transferir via TED.
O abono salarial é destinado a trabalhadores que receberam, em média, até dois salários mínimos mensais no ano-base 2022 e que foram informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) até 10 de maio de 2023, ou no eSocial até 5 de dezembro de 2023. Não têm direito ao benefício empregados domésticos e trabalhadores rurais e urbanos empregados por pessoa física.
Os trabalhadores podem consultar se têm direito ao abono e os valores a receber através do aplicativo da Carteira Digital, no portal Gov.br, ou pelo aplicativo Caixa Trabalhador. Informações adicionais sobre o PIS podem ser obtidas pelo número 0800-726-0207. Para servidores públicos, o Pasep pode ser consultado na central de atendimento do BB, pelos números 4004-0001 ou 0800-729-0001, ou no site bb.com.br.
O valor do abono salarial depende do tempo trabalhado em 2022: