O Detran do Rio de Janeiro deu início à emissão do novo modelo da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para cidadãos de todas as idades. Esta nova identidade, que substituirá o tradicional RG estadual, será o único documento de identificação aceito em todo o território nacional a partir de 2032.
A introdução da CIN tem como principal objetivo dificultar fraudes, centralizando o número do CPF como a única identificação numérica dos cidadãos. A primeira via da CIN é oferecida gratuitamente, sem a necessidade de pagamento de taxas ou Duda. Desde janeiro de 2023, o Detran vem emitindo o documento de maneira escalonada por faixa etária, tendo já produzido 659.283 carteiras no estado.
Para obter a nova carteira de identidade, os cidadãos precisam apresentar a certidão de nascimento ou casamento e o número de inscrição no CPF. Aqueles que ainda não possuem CPF podem solicitá-lo pelo site da Receita Federal ou em unidades conveniadas, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios e cartórios de Registro Civil.
A CIN traz inovações tecnológicas que facilitam a verificação da autenticidade do documento. Um QR Code inserido na carteira permite conferir se o documento é verdadeiro e também informa se ele foi furtado, clonado ou extraviado. Segundo o presidente do Detran.RJ, Glaucio Paz, essa medida visa garantir maior segurança e confiabilidade na identificação dos cidadãos.