O inverno começa astronomicamente hoje, 20 de junho, às 17h51, pelo horário de Brasília, com a ocorrência do solstício de inverno, segundo informações da Climatempo. A previsão para a estação indica um período de tempo mais seco e temperaturas que podem ficar acima da média em diversos momentos.
De acordo com a Climatempo, o litoral de São Paulo e Rio de Janeiro deve registrar chuvas menos frequentes do que o habitual, embora possam ocorrer volumes consideráveis durante a passagem de frentes frias. Em setembro, o tempo seco tende a persistir, com volumes de chuva abaixo da média em todas as regiões.
Os bloqueios atmosféricos frequentes e persistentes são apontados como a principal causa do tempo seco, resultando em temperaturas ligeiramente acima da média no Rio de Janeiro. O ar frio polar conseguirá chegar em algumas ocasiões durante julho, especialmente no sul e leste de São Paulo, Rio de Janeiro, Zona da Mata mineira e sul do Espírito Santo. No interior, o avanço do ar frio será menos frequente devido aos bloqueios atmosféricos.
Apesar da resistência do ar frio, há possibilidade de quedas acentuadas de temperatura e ondas de frio em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, com maior risco de geadas comparado ao ano anterior. No entanto, o ar quente deve predominar, proporcionando muitos dias com temperaturas acima da média. Setembro, em particular, promete ser muito quente e propenso a ondas de calor.
Essas condições climáticas destacam a necessidade de atenção especial às mudanças bruscas de temperatura e seus impactos, tanto para a população quanto para a agricultura, que pode ser afetada pelas geadas e pelas ondas de calor previstas para os próximos meses.