O Google anunciou nesta terça-feira, 11 de junho, o lançamento do “modo ladrão” para celulares Android. Esse novo recurso, criado para combater roubos, bloqueia a tela do celular automaticamente quando detecta que o aparelho foi arrancado da mão do usuário.
O Brasil é o primeiro país do mundo a testar essa novidade, que estará disponível para alguns usuários a partir de julho. Para usar o recurso, o celular precisa estar rodando o Android 10 ou superior.
A confirmação do lançamento foi feita hoje no evento Google For Brasil 2024, onde a empresa apresentou suas novas tecnologias para o mercado brasileiro.
O Google explicou que o aparelho identifica um roubo usando inteligência artificial e o acelerômetro, sensor que detecta movimento e aceleração. Quando o celular é puxado bruscamente das mãos do usuário, a tela é bloqueada imediatamente, e só pode ser desbloqueada com a senha.
Essa tecnologia consegue identificar roubos mesmo se o ladrão estiver a pé, de bicicleta, motocicleta ou carro. Após o roubo, o celular exibirá a mensagem: "Possível roubo detectado: este dispositivo foi bloqueado automaticamente para proteger seus dados."